(01)
25 King
O maior edifício comercial de Mass Timber da Austrália foi inaugurado em Brisbane, projetado pela Bates Smart. Com 10 andares e 45 metros de altura, o complexo de escritórios em espaço aberto "25 King" é a estrutura de madeira mais alta da Austrália e "estabelece novas fronteiras no design de edifícios comerciais".
A estética do projeto está centrada no objetivo de "trazer uma clara expressão de sua estrutura de madeira exposta para a envoltura transparente do edifício e promover um ambiente de trabalho mais quente e natural para o futuro".
(02)
A Estrutura
Imagem de © Tome Roe
A estrutura apresenta uma combinação de elementos de Glulam (madeira laminada colada), refletindo a investigação da Bates Smart sobre tecnologia de madeira industrial para atender às necessidades atuais e futuras de função e sustentabilidade. A substituição do aço e betão como elementos estruturais primários resulta numa pegada de carbono significativamente menor, com o carbono sequestrado retido na estrutura de madeira.
Cada vez que um projeto de Mass Timber é concluído, os arquitetos aprendem mais sobre o potencial do CLT como um novo material de construção e como podemos trabalhar e inovar com ele em todos os tipos de edifícios. Este edifício representa um compromisso genuíno com o CLT pela indústria. É entusiasmante ver as ideias ganharem vida e evoluírem em todo o mundo, e estamos felizes por contribuir com as lições que aprendemos com o 25 King
A estrutura é elevada sobre enormes colunas de madeira exposta em forma de "v", com uma varanda de madeira industrial na fachada sul. Nove níveis de espaço de escritório em plano aberto são atendidos por um núcleo voltado para o norte, acima de uma coluna de madeira no rés-do-chão com cafés e restaurantes públicos. A forma do projeto inspira-se no tipo de edifício de madeira "Queenslander" e pavilhões históricos no distrito circundante dos Showgrounds.
Imagem de © Tom Roe
(03)
CLT
A utilização de vigas de CLT expostas internamente eliminou a necessidade de sistemas de teto suspenso, permitindo uma maior altura de teto, superfícies mais suaves e melhor acústica, criando assim uma atmosfera mais acolhedora. Alinhados com uma grelha de 6 x 8 metros determinada pelo vão das vigas de teto em Glulam, os pilares do projeto estão dispostos para oferecer uma escala de espaço aberto íntimo sem comprometer a flexibilidade.
Imagem de © Tom Roe
A adesão do projeto aos princípios sustentáveis resultou em economias significativas, com uma redução de 74% no carbono absorvido, uma redução de 46% no consumo de energia, uma economia de peso de 20% em comparação com o betão e um período de construção de apenas 15 meses, auxiliado pela pré-fabricação fora do local de construção.