Projeto de habitação social da Odile Guzy Architectes em Chalon-sur-Saône, França.
Imagem de Dezeen
A medida será implementada até 2022
O governo francês anunciou planos para uma lei de sustentabilidade que garantirá que todos os novos edifícios públicos sejam construídos com, pelo menos, 50 por cento de madeira ou outros materiais naturais.
A medida será implementada até 2022 e afetará todos os edifícios públicos financiados pelo Estado francês, de acordo com a Agence France-Presse (AFP). "Imponho a todos os estabelecimentos públicos que dependem de mim e que estão envolvidos no desenvolvimento ou política de construção de edifícios com materiais que sejam pelo menos 50 por cento de madeira ou materiais de base biológica," disse o ministro francês das Cidades e Habitação, Julien Denormandie, à agência de notícias francesa.
Os materiais de base biológica são feitos a partir de matéria derivada de organismos vivos, com exemplos que incluem cânhamo e palha. Assim como a madeira possui uma incorporada significativamente menor em comparação com outros materiais de construção, como .
Assumimos este compromisso para os Jogos Olímpicos
A proposta está alinhada com o Plano Cidade Sustentável da França, lançado em 2009, e também com a iniciativa do presidente Emmanuel Macron de tornar o país neutro em carbono até 2050.
O comentário de Denormandie à AFP foi feito após seu seminário no evento "Viver na cidade do amanhã" na UNESCO em 5 de fevereiro. Durante o evento, ele explicou que sua decisão de introduzir a lei que incentiva o uso de materiais de base biológica foi informada pela construção do complexo das Olimpíadas de Paris 2024. Qualquer edifício no desenvolvimento que tenha mais de oito andares será construído inteiramente em madeira.
"Fizemos este compromisso para os Jogos Olímpicos", disse Denormandie, conforme relatado pelo Le Figaro. "Não há motivo para que o que é possível para os Jogos Olímpicos não seja possível para as construções usuais."
Populous e Egis apresentam o plano mestre para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
Imagem de Dezeen
Serão construídas 100 quintas urbanas nos subúrbios da cidade
Segundo Denormandie, o governo francês também investirá 20 milhões de euros (16,8 milhões de libras) na construção iminente de 100 quintas urbanas nos subúrbios das cidades.
As quintas serão construídas em bairros prioritários - áreas designadas dentro das cidades que necessitam de investimento adicional para combater problemas específicos. A esperança é criar subúrbios mais verdes em toda a França e introduzir mais oportunidades para produtos cultivados localmente.
"Como pai, prefiro que o que está no prato dos meus filhos venha da região local, em vez de ser importado de avião", afirmou Denormandie.
Os arquitetos da Populous e os engenheiros da Egis revelaram pela primeira vez o plano mestre para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 em 2017. Em reconhecimento ao compromisso da cidade de combater as mudanças climáticas, espera-se que a proposta seja a Olimpíada mais sustentável até o momento.
Ela fará uso de vários edifícios existentes na cidade e verá locais temporários instalados em frente a algumas das atrações mais famosas da capital.